[firebase-br] FeedBack Firebird 3.0

Seg Dez 4 10:36:41 -03 2017

O SQL Server (MSSQL) tem certa inteligência para criar indices onthefly e
preparar queries repetidas (mas não preparadas pelo lado cliente), ajustar
o sistema para modo dedicado onde pega 100% da RAM disponível para buffers
e até modificar uma querie para ser mais eficiente onthefly.
Além disso, quem usa um database desse tem um DBA que já tem as ferramentas
instaladas (acompanham o MSSQL) para saber de possíveis degradações e até
bloqueio de operações consideradas arriscadas. É possivel bloquear os
chatos 'select * from ' ou queries sem clausula where.
Neste sentido, não tem como comparar com o FB, o MSSQL e Oracle estão num
patamar bem distante.
Mas no armazenamento e pesquisa, há como comparar e não estão distantes,
porque estes RDBMs usam a mesma tecnologia da decada de 70, indices btree.
A ultima boa noticia que ouvi falar foi de indices clusterizados, e isso
foi na época que ainda se usava Sybase que era o irmão gêmeo do MSSQL
(alias, saudade nenhuma dessa versão).

No FB você não tem essa inteligência toda, ou você cria os indices
necessários ou ficará devagar porque o FB não fará isso por você, não tem
particionamento então se você não sabe criar um índice ou tabela separando
anos, ele não fará isso por você, se você não jogar um prepare antes de
executar sentenças repetidas, esquece que o FB não fará isso também, o FB
não vai reescrever sua querie para ela ser mais eficiente, de fato é
doloroso quando uma pessoa percebe que mudou um where e a querie ficou 10x
mais rapida apresentando os mesmos dados.
Então de forma geral, você tem mais trabalho no FB porque precisa saber
fazer o trabalho direito desde o principio, enquanto outros bancos podem
fazer algumas coisas a mais e amenizar a desgraça da falta das boas
praticas.

[] ´s

PS: A inteligencia do MSSQL extravasa para além, a versão express limita o
paralelismo que na prática determina quantas queries serão executadas por
segundo, ou a gambiarra de usar a versão Workstation e usar uma app que
atue como proxy para evitar pagar as licenças necessárias de uma versão
maior.

B em B@BU     iB em M@B.  B em MBBO   MBBMMB em B@BZLr    E@@@@i      r@@@BU
vB em M@O     E em B@Bu   BBBM em 0   G em MMM@N8MBB em ZP5r  B em B@k      8B@@O
 OB em B@q   2 em BBBM    B em B@BO   BB em B@B,.:,7B em B@@L uB em B@,    OB em B@.