[firebase-br] RES: Usuário Local no Firebird 3 sem depender de "security3.fdb"

Washington Moratti de Oliveira ti em cbnmodas.com.br
Seg Jun 27 13:37:02 -03 2016

Luciano,
Estes dias lendo um pouco mais sobre firebird encontrei esse link no próprio
site do firebird
http://www.firebirdsql.org/file/documentation/reference_manuals/user_manuals
/html/pt_br/fbmetasecur-pt_br.html
Fala um pouco sobre o ponto de vista da segurança de dados e metadados, que
acho vem a calhar com seu questionamento.

Observe que não há "segurança" quando se conecta LOCALMENTE neste caso quem
deve promover a segurança do arquivo fisicamente é o administrador do
sistema ou da rede, inclusive o acesso físico ao servidor, porque uma vez de
posse do arquivo (que não há criptografia e pelo que entendo não haverá)
você pode garimpar qualquer tipo de dados ou metadados.
Entretanto quando se acessa via tcp/ip então aí sim os protocolos de
segurança funcionam. E até onde sei você não consegue conectar em uma base
de dados utilizando a versão embedded via tcp/ip.
Talvez falei besteira, mas é  o que compreendo deste eficiente sgdb open
source.

Att,
Washington Moratti