[firebase-br] Como manter bases de cliente sincronizadas (estrutura do banco)

Rodrigo rodrigo em digibyte.com.br
Sex Set 18 09:24:07 -03 2015

Bom dia, gostaria de contar com a ajuda e experiência dos companheiros da lista. Hoje estou tento vários problemas para manter a estrutura do banco de dados dos meus clientes atualizada. Além de ser um processo trabalhoso está sujeito a muitos erros. Como funciona:

1-tenho um bd na internet que guarda os scripts
2-comparo a última versão do meu banco com a nova, gero um script e salvo neste banco com um nr de versão
3-ao entrar no sistema o mesmo checa esse numero de versão e se for diferente baixa o script e roda o mesmo
4-este processo funciona perfeito num mundo perfeito

Problemas:
1-se alterei alguma coisa no cliente, para uma correção urgente, já furou o script de atualização
2-se o cliente está várias versões desatualizadas a chançe de não rodar o script é maior
3-qualquer problema que a atualização pare na metade já complica também
4-o cliente fica com o sentimento que cada atualização é uma bomba

Nessas situações tenho que pegar o banco do cliente e gerar um script personalizado para atualizar certinho

Soluções?

1) a clever components tem uma suíte vcl para automatizar tudo isso, comparando com um banco padrão, o problema é que em meus testes (ano passado) o script de atualização se perdeu várias vezes, coisa que não acontece no ibexpert
2) o ibexpert tem a DLL ibscript, que faria isso também, mas não cheguei a me aprofundar em como usá-la, apenas alguns testes básicos, é um pouco mais complicada para usar

Outra questão, comparar o banco do cliente "on the fly", com um banco padrão atualizado, creio que teria que ser com o script do banco padrão e estar criptografado, por questões de segurança

Desculpe o texto longo mas creio que essa questão é sempre uma grande dúvida e obrigado a quem puder ajudar.