[firebase-br] Controle de Usuários

Hélio Oliveira hpensador em gmail.com
Ter Fev 24 09:02:44 -03 2015

Bom dia Colegas!

Esses dias tenho apanhado bastante com esse tema.
Iniciei um novo projeto e no mesmo preciso ter usuários criados no BD,
até aqui tudo tranquilo - pois no FB 2.5 temos como
criar/atualizar/excluir usuários tudo via comandos DDL. Mas, nem tudo
são flores... precisamos dar privilégios aos mesmos para que possam
manipular os objetos do BD, e aqui começou meu martírio. Apesar de ter
encontrado farto material na net ainda assim tive e ainda tenho muita
dificuldade com essa parte.

Hoje minha base tem 70 tabelas, 50 stored procedures e 20 triggers -
para amenizar meu trabalho, criei uma SP onde passo os dados do usuário
e daí faço o restante - sendo que estou executando um GRANT ALL objeto
por objeto do banco (hoje 140) no total. Talvez seja realmente por falta
de conhecimento, apesar que não encontrei nada diferente na documentação
e também nos exemplos que encontrei na net.

Aqui vai a minha pergunta:

Existe alguma forma mais elegante de se dar privilégios aos usuários de
uma base de dados?

Quando atribuímos a um usuário uma ROLE o mesmo não deveria ficar com os
mesmo privilégios da referida?

[ ]'s,
Hélio Oliveira