[firebase-br] Converter banco de iso8859_1 para utf8

Seg Dez 21 12:23:46 -03 2015

GS> Daí fiquei na duvida entre iso8859_1 e win1252, todo mundo dizia ser igual,
GS> mas na realidade tem 8 code points diferentes, pode até dizer que não é
GS> nada, mas um desses simbolos é o EURO.

Acabei de testar aqui e consegui gravar normalmente o símbolo do Euro
(€) em um campo com charset win1252.

GS> Até que venha o FB3 e limites maiores para indices com uft8, fiquei com o
GS> iso8859_1 para meus bancos de dados novos.

O limite da chave de um índice é determinado basicamente pelo tamanho
da página da base de dados, pelo charset e pela collate usada, sendo
assim, nada vai mudar com o Firebird 3 nesse sentido.

Ivan Prenosil tem uma calculadora interessante que ajuda determinar
qual o tamanho que uma chave irá ocupar:
http://mujweb.cz/iprenosil/interbase/ip_ib_indexcalculator.htm

[]s
Carlos H. Cantu