[firebase-br] Obter desempenho de um select

Ter Dez 15 11:47:53 -03 2015

Uma coisa é o tempo no lado servidor outra coisa é o tempo que leva no lado
cliente.
Daí vem uma discussão interminável se deve processar dados no lado server,
client ou n-camadas para ter a melhor otimização possível dependendo da
situação imposta.
Como deve saber, as estatisticas exibidas no select referem-se ao tempo de
preparo e execução, mas não levará em consideração o tempo de resgate
desses dados para o lado cliente e cada suite de componentes IBO, IBX, DBX,
ADO, ODBC,... terá o seu tempo sem contar a latencia de rede que pode
variar de local para local.
O que a maioria dos componentes faz é cachear e não trazer um dataset
inteiro de uma unica vez, mas aí você pode configurar o lado cliente para
trazer tudo sempre ou incluir funcoes como .RecordCount que fará uma
contagem geral e para isso trará todos os registros.

Requer experiência para entender um pouco o lado de performance envolvendo
sistemas client/servidor.