[firebase-br] Firebird Multiplataforma - Problemas com o Blob

Qua Dez 2 16:03:24 -03 2015

Primeiro, tente backup de uma plataforma com o restore na outra, tem uma
opção no backup chamado de 'transportable' - faça isso.
Conecte-se a base restaurada informando usuario/senha/charset corretamente,
abra sua tabela.
Se os caracteres já são apresentados equivocadamente no ibexpert, não tem
nada que se possa fazer, os dados foram gravados desse jeito na base.
Se não for isso, por exclusão, o problema só poderia estar no lado cliente,
isto é, a interface de conexão com a base e/ou o componente que renderiza
seu HTML está te dando canseira.
HTML num blob você deve ter cuidado com o componente que lê os acentos,
digo isso porque a visualização de um codigo HTML dependerá das tags de
charset/language estarem sendo corretamente renderizados, no Windows quando
essas tags não estão presentes o mesmo faz um "auto" que nem sempre dá
certo. Por essa razão, editores HTML trocam seu 'ç' por '&accedil' e
contornam problemas com os navegadores.
Digo isso porque um componente que renderiza no Linux provavelmente usa um
motor que pode não ser o mesmo no Windows.
Se você criou um banco com um charset default e collate, você não precisa
repeti-los nos campos de tabelas a não ser quando UNICODE_CI_AI (case e
accent insensitive) deva ser diferente. Isso não nada a ver com o problema,
mas é apenas para aperfeiçoar seu trabalho.