[firebase-br] Firebird e Wireless

Seg Out 13 10:54:49 -03 2014

Depende da velocidade e da aplicação.
Se você consegue pelo menos 10M de velocidade e estabilidade, não vejo
problema no Wifi qualquer que seja o tipo de programa.
Agora se o Wifi é instável e as vezes perde conexão, então é bom que o
programa possa considerar algumas características, por exemplo:
Datasnap:
Considerar que a aplicação possa trabalhar offline ao estilo Datasnap e o
cliente nem saberá a diferença entre cabeado e Wifi, mesmo que o Wifi
controlado por um USRobotics de 33kbps(exagerei?)
Tolerante a perda de conexão sem datasnap:
Se o datasnap passa longe deste programa é bom pensar sempre em usar uma
suite de componente que seja tolerante a perda de conexão, o IBO por
exemplo tem um evento que pode ser usado para quando perder a conexão,
autoconectar-se, claro que conectar/desconectar perde desempenho, mas não
irá causar estresse com falhas no programa porque as coisas vão pela metade.
É bom também passar a logica e insert/update/delete para o lado do servidor
e depender o minimo possível do lado cliente. Acho que com o FB3 tendo
muito recursos no lado servidor e até suporte a java isto poderá ser uma
tendencia rival a programação em n camadas.

Se o sistema não é concebido para trabalhar tolerante a perda de conexão, é
bom avisar o cliente que tal não funciona em Wifi.

É isso.