[firebase-br] Firebird em ambiente virtualizado

Sex Jun 27 10:10:22 -03 2014

Hummm, já virtualizei banco de dados e testei a solução da Microsoft,
sinceramente não gostei do desempenho e a estabilidade.
Se voce usar a versão Core, sim, aquela que não tem interface gráfica, o
desempenho e estabilidade melhora, mas a menos que você seja um expert em
powershell sofrerá quando tiver uma intervenção, reconfigurar o firewall ou
trocar uma placa de rede não são coisas simples, por exemplo, os
dispositivos a serem instalados precisam que seus drivers deem suporte  ao
OEMTEXT.INF, nada de setup.exe, plug´n play,... para instalar drivers. O
software system center é uma unanimidade, mas muito caro para ser usado
dentro de uma corporação com poucos servidores.
Quanto a concorrência ao disco e rede, tudo depende do quão rápido seu
banco de dados precisa ser e o quanto está disposto a investir.
Virtualizar traz grandes vantagens, em especial, live migration quando
tiver que fazer manutenção de hardware ou precisar de mais performance
basta mover sua VM para um host mais rápido (talvez dedicado) com um
simples arrastar do mouse. Ou então dar suporte a versão velha de produtos
que caducaram que é talvez o que você planeja fazer.
Nós usamos o Xen, não me arrependo da solução em praticamente nada. Tudo é
melhor. Até arriscaria esses sistemas ERP que roubam a minima gota de
performance sem nenhuma otimização de banco de dados.
Mas estude com cautela a solução, não é para ser usado em todas as ocasiões.
Não recomendo ter servidor de virtualização sem um pool, isto é, sem outros
servidores de virtualização para dar opções de gestão para suas VMs, é
muito arriscado. Se vai ter apenas 1 servidor de virtualização, é melhor
não colocar.

Um abraço e sucesso.

B em B@BU     iB em M@B.  B em MBBO   MBBMMB em B@BZLr    E@@@@i      r@@@BU
vB em M@O     E em B@Bu   BBBM em 0   G em MMM@N8MBB em ZP5r  B em B@k      8B@@O