[firebase-br] Instalar dois FireBird

Julio F. Figueiredo tuskinhu em gmail.com
Qua Jul 23 12:15:55 -03 2014

Com os creditos, tente assim:

Data da última atualização: 29/05/2008

Em um artigo anterior (Instalando duas versões do Firebird em uma mesma
máquina), demonstrei passo a passo como instalar as versões 1.0 e 1.5 ou
2.0 na mesma máquina e utiliza-los como serviço, sem problemas.

Neste artigo, demonstrarei como podemos instalar a versão 2.1 do Firebird
junto às outras versões – isto graças à possibilidade que o FB 2.1 nos dá
de renomear o serviço durante o processo de instanciar o mesmo. Os passos
iniciais são os mesmo descritos no artigo anterior. Mostrarei aqui o que
devemos modificar a partir da instalação da versão 2.1 quando alguma versão
anterior já estiver instalada, conforme demonstro na imagem abaixo (versão
1.0 e 1.5 instaladas):

Durante o processo de instalação do FB 2.1 será exibido um alerta informado
que se encontra em execução um servidor Firebird 1.5 ou posterior, e que o
serviço/aplicação deve ser finalizado.

Após clicar em Ok, a instalação será abortada. Para que consigamos
prosseguir é necessário que seja parado o serviço do FB 1.5 ou 2.0 (vá em
Ferramentas Administrativas/Serviços e pare o mesmo). Feito isto, execute
novamente o processo de instalação do FB 2.1.

Concluída a instalação da versão 2.1 – partiremos agora para instanciar o
serviço e iniciar o mesmo, isto será feito manualmente através do
utilitário de linha de comando instsvc que faz parte do pacote de
instalação e encontra-se na pasta bin.

Abra um prompt de comando (Iniciar/Executar – cmd ou
Iniciar/Programas/Promp de Comando). No prompt, digite:
cd\Arquivos de Programas\Firebird\Firebird_2_1 <Enter>

Já dentro do diretório onde o FB foi instalado, digite:
edit firebird.conf

Será aberta a tela do editor de texto Edit, com o conteúdo do referido
arquivo carregado. Localize a linha #RemoteServicePort=3050 e faça as
seguintes alterações:

Remova o caractere # da frente da linha, e depois altere o número da porta
3050 para qualquer outro número de porta permitida (que não esteja sendo
usada por outros programas). Salve as alterações feitas no documento e saia
do editor de textos.

Agora iniciaremos o processo de criação da instância do serviço e a
inicialização do mesmo.

Vamos agora para o diretório onde esta localizado o instsvc...

Digite cd bin <Enter>, depois digite instsvc i –s –a –g –n Firebird_2_1
<Enter> (observe o parâmetro –n e logo em seguida o nome Firebird_2_1 –
este será o nome do serviço do FB 2.1 no Windows).

Serão exibidas duas linhas de mensagens informando que foram criados com
sucesso os serviços do Server e Guardian. Digite instsvc sta <Enter>, será
mostrada uma nova linha de mensagem informado que o serviço foi iniciado
com sucesso.

Se tudo ocorreu bem, agora você terá as versões 1.0, 1.5 ou 2.0 e 2.1
instaladas e em execução como serviço em uma mesma máquina!

Bom trabalho e até uma próxima oportunidade.

Sds,

Hélio Oliveira - hpensador(arroba)gmail.com
Analista de Sistemas
Delphi Developer

Att,
*Julio F. Figueiredo*