[firebase-br] Controle de estoque diário

Gustavo Luis Hinterholz gustavoluishinterholz em gmail.com
Qui Jul 10 11:47:35 -03 2014

Bom ...
Uma boa forma de se tratar o estoque é ter uma view com 2 campos, de débito
e crédito, onde na view é calculado esses campos em cima da movimentacao
que foi feita no sistema ...
Dai um terceiro campo chamado "saldo" que faz Credito-Debito= Saldo,
fornecendo assim, o estoque atual ...

Tem uma outra forma ...
Não sei exatamente se o firebird dispõe disso, mas o Sql server por
exemplo, tem no banco, campos calculados, que tu pode chamar functions e
calcular tambem dinamicamente ...

Por experiência propria, corra da sistematica de guarda o estoque atual
fixo em uma tabela, sendo necessario sempre um update para atualizá-lo ...
Trabalhei em 3 sistemas com isso, mesmo fechando todas as brechas tinhamos
problemas com estoque ...
Transacao que se perdia, lock na base de dados e dai ja era ...

Eu recomendo a solucao de views, por ser mais pratica de dar manutenção ...

Att
Gustavo Luis Hinterholz
9381-8192
*http://gustavohinterholz.blogspot.com.br/