[firebase-br] Cluster X PageSize

Seg Dez 22 09:47:48 -03 2014

Na realidade, se tiver cluster de 4k, você pode usar páginas que sejam
multiplos de 4k para maximizar o armazenamento e leitura do cache do SO. O
tamanho do cluster quando se formata é um nebuloso 'default' no Windows,
mas o default não é sempre 4k, já houve época que isso foi determinado por
uma formula levando em consideração o tamanho da mídia e o sistema de
arquivos (vfat ou ntfs). Quando se formata, tem a opção de escolher o
tamanho do cluster porque dependendo que irá armazenar no disco poderá
afetar a aplicação, por exemplo, o  tamanho do cluster influi no maior
tamanho que um arquivo pode ter dentro dum sistema operacional, no caso do
banco de dados então limita seu tamanho num simples arquivo de dados e em
alguns bancos de dados o tamanho da chave dum indice também é afetado.

Contudo o tamanho da página é como o Carlos falou e reafirmo, pagina muito
pequena pode prejudicar indices btree com mais de 3 niveis e página muito
grande vai consumir bastante RAM, mas se RAM não for problema, o máximo é
16k que lhe conferirá a melhor performance na maior parte dos casos, mas
teste antes.

Eu olharia o 'avarage fill' com 8k, 12k e 16k, o melhor aproveitamento,
isto é, o mais próximo de 100% eu ficaria com ele, isso significaria
economia em disco e como consequência obteria um melhor cache que é por
páginas.