[firebase-br] HD SSD

Rodrigo Gomes da Silva rodrgomes em gmail.com
Seg Ago 4 17:26:04 -03 2014

Isto é lenda.. se seguir alguns tipo de cuidados (muito basicos) em SSDs
atuais vai se ter problema antes por questões mecanicas do que limites de
gravações. O importante em SSD é ter o maximo possivel de espaço livre pois
na escrita o firmware faz um tipo de mapeamento logico->fisico de setores
para poder usar celulas diferentes a cada escrita mesmo se o setor logico a
ser gravado seja o mesmo. Com isto o numero de gravacoes em uma celula cai
pq ela só vai ser rescrita pela proxima vez qnd todas as outras livres
forem usadas.

Quanto mais espaco ocupado da SSD mais setores se tem para este rodizio. Os
fabricantes recomendam ter pelo menos 20% de espaço livre para isto, mas
qnt mais tiver é melhor.

Outra coisa que faz diminuir o desempenho é não ter um processo de trim que
varios SO não configuram por default.