[firebase-br] Alerta FB DataGuard - Gap muito alto em transações

Sex Ago 23 12:51:52 -03 2013

O backup pode e deve ser feito online, sempre.
O bom do backup é que se houver erros na base, você já fica sabendo
imediatamente.
Pode ocorrer de ter coisas erradas no seu banco, mas ele continuar
funcionando. O backup lhe mostra isso, e só quando o backup rodou 100% é
que ele faz o sweep. Se tiver erros, o backup até vai ser completado
algumas vezes, mas não tenho certeza de o sweep será feito. Sem o sweep,
sua base cresce e pode causar problemas de performance, numa eventual
sinistro voce terá um arquivo bem maior para perder ou para corromper.

Aqui, o sweep é desligado e o backup roda de 2 em  2 horas.
Na realidade tá na minha tasklist aprender a usar o nbackup que permite um
backup incremental :
http://www.firebirdsql.org/manual/nbackup.html

O restore só seria usado quando há falhas graves sistêmicas onde o banco já
parou ou precisa ser parado de qualquer forma, daí a ideia de você escrever
um documento contendo procedimentos aplicáveis a essa situação que possa
colocar o banco de dados o mais rápido possível.

Meu backup é rodado por script (vbs e bash) e agendado pelo próprio
agendador do windows ou do Linux, o gbak tem uma opção de gerar o log num
arquivo externo que depois eu analiso (na realidade, essa tarefa eu passo
para outra pessoa), se houver erros então sigo alguns procedimentos.

[]´s