[firebase-br] Alerta FB DataGuard - Gap muito alto em transações

Rodrigo Gomes da Silva rodrgomes em gmail.com
Qui Ago 22 09:53:43 -03 2013

Esta diferenca entre o OIT (Oldest Interesting Transaction) e Next
Transaction não causa problemas graves, apenas perda de desempenho. O fato
do OIT estar baixo, é que a transacao indicada pelo OST (Oldest Snapshot
Transaction) esta aberta a um periodo grande criando este gap de transacoes
entre a mais antiga valida e a atual.

Resumindo, o problema deve ser com algum programa usando o firebird que
iniciou uma transação e esta com ela aberta a dias... Para diminuir o gap
de modo rapido basta reiniciar o firebird que ira aumentar a OST e a OAT
para a proxima transcacao. Apos disto caso o OIT continuar baixo e o sweep
automatico estiver desligado basta rodar um sweep manual que elimina o gap.

Esta seria uma solução só pra tirar este gap grande q se formou. Se tem
esta transacao aberta é bem possivel que seja algo com a aplicação que
teria de ser alterada para nao deixar esta transacao aberta por tempo
indefinido e o problema pode voltar a ocorrer.