[firebase-br] RES: Off topic Atualizador automatico de executáveis, dll, banco

Zottis bzottis em ig.com.br
Ter Out 30 13:02:35 -03 2012

Eu tenho dois atualizadores, quando o sistema é aberto, tem uma flag que
esta marcada como verifica atualização
Se for automática, ele verifica como você mencionou pelo ftp se tem
atualização, se tiver, ele chama o atualizador ftp que baixará ops arquivo
novos em uma pasta pré configurada, daí quando o sistema abrir novamente ele
verifica se esses arquivos são mais novos  do que os que estão rodando se
forem mais novos, chama o segundo atualizador
Assim, tenho o sistema de vírus onde todoas as máquinas do usário são
atualizados sem precisar ir ao cliente, tem funcionado bem a mais de 3 anos
Quanto as atualizações do banco eu coloco na versão nova, ele quando abre,
verifica se tal campo existe, se não existir roda um script e pronto, tudo
atualizado
Espero que ajude

-----Mensagem original-----
De: lista [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em nome de Tecnobyte
Informática
Enviada em: terça-feira, 30 de outubro de 2012 12:41
Para: FireBase
Assunto: Re: [firebase-br] Off topic Atualizador automatico de executáveis,
dll, banco

Bom dia

A atualização de nossos sistemas é feita mediante uma nova instalação com
instalador atualizado. O instalador é montado com InnoSetup, que por sinal é
muito flexível.

A verificação de nova versão eu fiz na aplicação mesmo. Na aplicação eu
acesso uma página da Internet usando TIdHTTP, onde constam duas informações:

Versao=1.1.0.0
Download=http://www.dominio.com.br/download/nome-do-instalador.exe

Após pegar estes dados, comparo o número da nova versão com o número da
versão atual. Se a nova versão for posterior, pergunto ao usuário se quer
atualizar. Se confirmar, uso novamente o TIdHTTP para fazer o download do
instalador e em seguida inicio a instalação automaticamente.

A atualização da estrutura do banco de dados é verificada pelo executável
principal do programa. A cada nova versão eu coloco no instalador um arquivo
que contém os comandos SQL para serem executados no banco, ordenados com
número de versão do banco. Mais ou menos assim:
Versão - ComandoSQL
1 - CREATE TABLE ...
2 - ALTER TABLE ...
3 - UPDATE ...

Quando inicia o EXE, verifico qual foi o último comando SQL de atualização
que foi executado e executo somente os seguintes. Desta forma a estrutura do
banco é sempre atualizada para a versão compatível com o EXE que está em
uso.

Atenciosamente.

Daniel P. Guimarães
Tecnobyte Informática