[firebase-br] Dúvida Modelagem de dados

Josauro S.J. josauro em casasoft.net.br
Qua Abr 11 09:03:14 -03 2012

Use uma tabela só para Cliente, com os dados comuns entre PF, PF e outras...
Crie uma tabela complementar para CLientePJ apenas com os dados
especificos desse tipo de Pessoa, o mesmo pode ser feito criando uma
tabela complementar para Cliente PF, o melhor de tudo é você não ter
tabelas com campos desnecessários, não adianta colocar dezenas de campos
em uma só tabela, se são preenchidos conforme a situação, esses casos
você ter tabelas auxiliares/complementares para serem usadas qdo
necessário, dessa forma suas tabelas serão sempre pequenas e na maioria
das vezes totalmente preenchidas. A regra vale para todas as demais.

Josauro S.J.

Boa tarde pessoal,

Eu tenho a seguinte estrutura de tabelas:

.Cliente
-idCliente(PK)
-tipoPessoa - valores validos = 'PJ', 'PF'
-idEndereco(FK tabela Endereco)

.ClientePJ
-idCliente(PK e FK com a tabela Cliente)

.ClientePF
-idCliente(PK e FK com a tabela Cliente)

.Endereco
-idEndereco(PK)
-Logradouro

.Obra
-idObra(PK)
-NomeObra
-idCliente(FK com a tabela Cliente)
-idEndereco(FK com a tabela Endereco)

Obs.:
.O Cliente pode ser pessoa fisica OU juridica;
.um cliente pode ter mais de uma obra;
.uma obra só pode ter um cliente;
.uma obra só pode ter um endereço;
.o endereço da obra pode ser(ou não) o mesmo do cliente;
.o cliente só pode ter um endereço.

A minha dúvida é se essa estrutura esta coerente e se atende as
observacoes?

Se alguem tiver alguma sugestão tb agradeço.

Obrigado

Rafael Pimenta