[firebase-br] Como usar múltiples instancias de Firebird

Edson Marco edmafer em gmail.com
Qui Nov 24 16:53:35 -03 2011

Grande Herminio!

Se isto acontecer você pode ter alguns problemas, principalmente se
utilizar alguma função existente somente na versão mais recente.

Agora o contrário "não deve" dar problema, pois há (deveria ter) uma
política de retrocompatibilidade entre versões.

Deixando um detalhe aqui, no windows o Firebird utiliza uma chave de
registro em HKEY_LOCAL_MACHINE > SOFTWARE > Firebird Project > Firebird
Server > Instances > DefaultInstance

Que registra o local onde o firebird está instalado, não importa o nome
utilizado no instsvc.exe, ele sempre vai procurar esta chave para saber o
caminho do arquivo de mensagens do Firebird.

Então, como no meu caso, que utilizo a versão 1.5 e 2.5 (não testei com
outras) o 2.5 não exibe as mensagens de erro (exibe: can't format message
12:306 -- message system code -4) mas ele funciona corretamente. Já o 1.5
não funciona se o registro estiver apontando para o diretório do 2.5

[]'s

/*
 * Edson Marco Ferrari Junior
 * edmafer em edmafer.com.br