[firebase-br] Capacidade dos BDs firebird

Eduardo Jedliczka edujed em gmail.com
Seg Maio 23 12:05:34 -03 2011

Respostas no texto.

Em 23 de maio de 2011 11:52, Jhonata Vieira De Andrade
<jhonata.andrade em oi.net.br> escreveu:
> Pessoal,
>
> Trabalho com uma Aplicação em Delphi que Utiliza o BD do firebird, percebo que na maioria dos casos os BDs são corrompidos entre 2 e 3 Gb, segue Dúvidas.

Talvez seja porque boa parte dos usuários da lista tenham bancos neste
tamanho. E, por serem bancos de pequeno porte, muitos não dão o devido
cuidado ao banco.

Quer um exemplo ? Seja sincero, clientes com bancos de 2GB costumam ter :
 - servidor dedicado APENAS para o banco de dados ?
 - rede certificada, Switchs de qualidade (hubs e equipamentos da
D-Link/Encore/TpLink não contam) ?
 - um servidor "de verdade" (sem ser um MEGA-DESKTOP) com disco e
fonte redundante ?
 - no-break ?
 - um administrador de redes, ou consultoria de TI ?
 - acompanhamento (mesmo que semestral) do Banco de dados ?

Mas sou acostumado a ver Bancos Firebird com mais de 15GB sem nenhum
problema de corrupção.  Pois neste ambiente quase todas as respostas
para as perguntas acima são "SIM".

> 1.    Qual a capacidade máxima dos BDs Firebird ?

R: Pelo menos 300 GB eu sei que suporta, pois não cheguei a fazer
teste com bancos maiores, mas sei que a IBSurgeon testou um banco com
quase um tera.

> 2.    Qual ferramenta posso utilizar para restaurar os banco corrompidos ?

R: gfix, ou os produtos da própria IBSurgeon (IBFirstAid).

> 3.    Qual a melhor ferramenta para backup dos BDs ?

R: as que vem com o próprio firebird. GBAK e Nbackup.

> 4.    Existe alguma ferramenta que faça o diagnóstico dos Bancos ?

R: Idem pergunta 2.

> Obrigado.

Disponha.