[firebase-br] Firebird 2.5 - Transações em aberto mesmo a aplicação ter sido fechado!

Eduardo Jedliczka edujed em gmail.com
Qui Jan 27 15:55:20 -03 2011

Sim, transações longas é uma das características do Commit Retaining.

Quanto ao GFIX -V -FULL eu não gosto de usá-lo em bases de dados saudáveis.
Só uso quando realmente existe (ou eu suspeito que exista) alguma
coisa errada. Neste caso, tiro o banco de produção (paro o servidor),
copio a base para outro lugar e inicio a manutenção.

Havia algumas situações com o FB 1.0 em que um banco saudável poderia
ser corrompido com um GFIX.
Ok! sei que isto foi corrigido, mas sabe como é... gato escaldado...

Como você usa o FB 2.5, experimente dar um delete na tabela
MON$statements, e veja se a sua transação some (pode ser que demore um
pouquinho),  espere de 5 a 10 minutos e veja se os números no GSTAT -H
atualizaram.

Mas cuidado... só mate as transações "fantasmas".

No linux, eu sempre usava o netstat -antpl | grep fb_inet  para ver
quais "conexões" não tinham um IP de retorno.

E como eu disse, (tenho poucos clientes com FB 2.5) nunca reparei como
as transações fantasmas aparecem nas MON$

Quanto ao GFIX -Shut, eu também não tenho o hábito de shuttar o banco
para fazer um gfix -sweep. Apenas procuro me certificar que não
existam conexões antes de rodar o comando.

Porém, há certas práticas que só devem ser feitas quanto existe alguém
cuidando (diariamente) do banco de dados. Certas questões são
complicadas de se "automatizar".

Quanto ao banco estar em modo shutdown... nem esquente... isto
acontece com todo mundo, já cometi gafes muito piores do que esta.
(como voltar o backup do banco corrompido em cima do banco saudável...
por causa disto, tivemos que esperar quase 6 horas para voltar uma
fita de backup. )

Abraço

Eduardo Jedliczka
Apucarana - Pr