[firebase-br] Problemas com ClientDataset+Transações

Fernando Filho nanfilho em gmail.com
Seg Jan 17 18:14:41 -03 2011

Olá pessoal, venho pedir sugestões para um problema que estou passando na
minha aplicação.
uso IBX com firebird 2.1
tenho uma tela de orçamentos que uso com clientdataset em memoria, ou seja,
dou createdataset, insiro itens tudo em memoria
ao salvar varro o dataset manualmente fazendo inserts ou updates se for o
caso.

acontece que de uns tempos pra cá, alguns orçamentos estão salvando
"errado". tipo, itens de uma venda que nao tem nenhuma relação com o
orçamento
de repente ao salvar aparecer na lista, ok, a principio pode parecer algum
erro de programação, comecei a rastrear o problema para tentar descobrir,
meu código é o mesmo a + de 3 anos , a unica coisa diferente foi a troca de
commitrettaing por commit (tive problemas com o servidor por nao controlar
as transações corretamente).

ai vem as duvidas:
existe a possibilidade de conflito de transações entre estações?
Fiz um teste de gerar um xml local do CDS dos itens antes de salvar, e mesmo
assim o arquivo está diferente dos itens do orçamento.foi isso q achei
absurdamente estranho. imagina, você tem um grid com 3 itens na tela, manda
salvar eu gero um xml desse cds, e os itens são diferentes! ja tive outros
problemas estranhos com cds por isso venho tentar ajuda de vocês.

e digamos que eu queira tirar o cds e usar query, como eu posso trabalhar
com query em memoria, e depois salvar?

agradeço a ajuda

--
Atenciosamente