[firebase-br] Que "cache" é este?

Valmir Cardoso valmircardoso em redel.com.br
Ter Jan 4 19:36:10 -03 2011

Pessoal,

Estive em um cliente para fazer a atualização de metadados Firebird
em sua Base de Dados. Como não temos acesso ao servidor, foi nos
dado uma estação Windows para operar. Pedimos que todos se
desconectassem do Sistema e rodamos o DbComparer, com a base
de desenvolvimento no C como Master e a base deles, no servidor
deles, como Target.  Não deu certo. Travou tudo. Então, como eu
estava com muita pressa (que é inimiga de um bom trabalho)  resolvi
copiar a base deles para um canto do hd C local e assim pude atualizá-la.
E para que ninguém abrisse o Sistema enquanto eu estava trabalhando
na base, resolvi também fazer uma cópia da base original para a mesma
pasta do servidor, só que com outro nome.
Depois apaguei a base original (sei que poderia apenas renomear a
base original que daria no mesmo, porém resolvi fazer assim).
Após as atualizações, copiei novamente a base do C para o Servidor e
abri o IbExpert para acessar a base no servidor para certificar de
que os novos metadados estivessem lá. Não estavam! Pensei...será que
configurei errado o DbComparer? Então acessei a cópia da base
original no hd C e lá estavam os metadados. Então, novamente
copiei-a para o servidor...e nada! Pedi  para o técnico de rede da
empresa reiniciar o Servidor Linux e somente após isto, os novos
metadados apareceram.

Detalhe:  O servidor é linux.

a) Será, por acaso, que ficou em alguma memória (cache) a imagem
da base antiga e era esta "imagem" que o IbExpert acessava, e por
isto a nova procedure não estava lá?
b) Se eu derrubar apenas o Servidor Firebird, já basta para resolver isto?

Valmir