[firebase-br] Atualização dos client´s

Maciel Soncini Bueno maciel em 2msolutions.com.br
Ter Jan 4 14:42:25 -03 2011

Saudações,

Efetuei a migração do meu banco de dados de Firebird 1.5 para 2.5.

No meu caso, apenas para curiosidade, meu cenário é:

- Delphi 7
- DBExpress

Além dos ajustes no banco (entende-se triggers), e do backup / restore mudei
o driver do DBExpress, de dbexpint.dll para dbexpida.dll (DevArt).

Ficou excelente.

Meu primeiro cliente, que passou pela migração, vez que estava passando por
problemas de performance / travamento no banco, tem +/- 120 estações.

Fomos um a um, desinstalando o client do Firebird 1.5 e instalando o client
do Firebird 2.5. Ao invés de utilizar a GDS32.DLL utilizei FBCLIENT.DLL.

Meu sistema tem uma rotina de atualização automática ou seja, quando o
usuário se "loga", o sistema verifica se tem atualizações, avisa o usuário,
e faz a atualização.

Tenho outros clientes com várias estações e, que terão que passar pelo mesmo
processo. Ficar desinstalando e instalando um a um é um processo apesar de
simples, moroso.

Pergunto se alguém conhece um jeito mais prático de fazer isso, ou se
realmente é necessário desinstalar / instalar os client´s ou seja, se Eu
jogar somente o FBCLIENT.DLL na pasta SYSTEM32 já resolveria?

Se jogar a DLL for suficiente, minha rotina de atualização automática já
resolveria a questão.

Grande abraço e excelente 2011 a todos.

Maciel