[firebase-br] Apontar o Banco em um arquivo .ini

Paulo Portella pportellaa.firebase em gmail.com
Qui Ago 25 21:10:13 -03 2011

Vou tentar ajudar:

No evento OnBeforeConnect do seu sqlConnection, coloque o seguinte código:

procedure TDMC.sqlConnBeforeConnect(Sender: TObject);
begin
if
FileExists(extractfilepath(application.ExeName)+'NomedoarquivoINI.INI')
then // não esquece o PONTO.INI
begin
sqlConn.ConnectionName := 'Database';
sqlConn.Params.Clear;
sqlConn.LoadParamsFromIniFile(ExtractFileDir(Application.ExeName)+'\nomedoarquivoINI.INI');
sqlConn.Params.Add('User_Name=sysdba');
sqlConn.Params.Add('Password=masterkey');
end else
begin
ShowMessage('Arquivo de Inicialização da base de dados não
localizado.'+chr(13)+chr(13)+
'Favor verificar - DataModulo');
Application.Terminate;
end;
end;

Agora, no seu arquivo INI você coloca o seguinte:

[Database]
DriverUnit=DBXFirebird
DriverPackageLoader=TDBXDynalinkDriverLoader,DbxCommonDriver150.bpl
DriverAssemblyLoader=Borland.Data.TDBXDynalinkDriverLoader,Borland.Data.DbxCommonDriver,Version=15.0.0.0,Culture=neutral,PublicKeyToken=91d62ebb5b0d1b1b
MetaDataPackageLoader=TDBXFirebirdMetaDataCommandFactory,DbxFirebirdDriver150.bpl
MetaDataAssemblyLoader=Borland.Data.TDBXFirebirdMetaDataCommandFactory,Borland.Data.DbxFirebirdDriver,Version=15.0.0.0,Culture=neutral,PublicKeyToken=91d62ebb5b0d1b1b
GetDriverFunc=getSQLDriverINTERBASE
LibraryName=dbxfb.dll
VendorLib=fbclient.DLL
Role=RoleName
MaxBlobSize=-1
TrimChar=False
ErrorResourceFile=
ServerCharSet=
drivername=FIREBIRD
blobsize=-1
commitretain=False
localecode=0000
rolename=RoleName
sqldialect=3
isolationlevel=ReadCommitted
waitonlocks=True
trim char=False
Database=C:\Projetos\BASE.FDB

Em versões anteriores do DBX eu usa da seguinte forma:

[HealthyBread]
DriverName=Interbase
Database=C:\Projetos\BASE.FDB
RoleName=RoleName
ServerCharSet=
SQLDialect=3
BlobSize=-1
CommitRetain=False
WaitOnLocks=True
ErrorResourceFile=
LocaleCode=0000
Interbase TransIsolation=ReadCommited
Trim Char=False

Compile SEMPRE seu EXE com a propriedade ACTIVE do seu sqlConnection (e
demais componentes) sempre FALSE...

Qualquer coisa nos grite.
Boa sorte.

Vida de americano é assim: iPhone, iPod, iPad, iMac….
Já a de brasileiro é assim:IPTU, IPVA, ICMS, IPI etc