[firebase-br] RES: RES: Melhorar o Desepenho do Firebird

Marcelo Geyer estanisgeyer em gmail.com
Seg Ago 15 11:44:38 -03 2011

Olá Gustavo, GNU/Linux é minha área, vou tentar te ajudar:

Em 15 de agosto de 2011 07:11, Gustavo Freitas <gst.freitas em gmail.com>escreveu:

> Pessoal,
>
> Eu irei fazer junto ao programador..  enquanto isso tem alguma
> recomendação sobre o linux ?
>
> - qual melhor sistema de arquivos ?? ext3 ou reiserfs

Se você está com ext3, pense em migrar para ext4. ReiserFS não é boa
escolha, aliás, é péssima. Se você está utilizando, já deveria ter migrado
para Reiser4 que tem um desempenho fantástico, mas vai o alerta: o
desenvolvimento do Reiser4 está indefinido dentro da árvore do kernel 3.0
até este momento, sendo que ele pode não vir em muitas distribuições
GNU/Linux por padrão, seria necessário recompilar o kernel. É bom você
pesquisar muito bem sobre este sistema de arquivos para ver se vale a pena
investir. Em suma, eu ficaria com ext4 que está muito maduro e tem boa
performance, sem falar que você poderá fazer alguns ajustes para ganhar um
pouco mais de performance, como desabilitar o atime (gravação da data e hora
de acesso/modificação do arquivo - cuidado com seus scripts se você precisa
dessas informações!).

> - Centos ou OpenSuse

Tanto faz, desde que você domine a distribuição. Fedora também é uma ótima
distribuição pois vem com uma gama de pocotes atualizados, mais que o
próprio CentOS (Fedora é base para o CentOS). Também há o Ubuntu Server. Não
se deixe levar por opiniões como "Fedora é instável pois é comunitário e que
para servidor precisa ser derivado de RedHat, Canonical e Novell, isso não é
uma verdade, é um sistema muito bem compilado e te dá uma vasta opção, você
só precisa dominá-lo, o suporte com drivers é excepcional e você precisa
dominá-lo como as outras.

> - configuração do firebird no linux

Indispensável colocar forced writes em "on" no seu banco de dados, para você
não ter problemas com seu banco (recomendável) ou então, ativar o
sincronismo na sua partição (sync). Você pode criar uma partição em separado
para armazenar o banco de dados (ex. /opt).
Fora isso as configurações são mais particulares, como tamanho da página, se
você vai usar SS ou CS, tudo isso depende da sua aplicação e cenário.

> --
> Gustavo Freitas

Marcelo E. Geyer
Standard Net Tecnologia e Informação