[firebase-br] Programa de Atualizar Sistema

Josauro S.J. josauro em casasoft.inf.br
Seg Maio 24 13:45:58 -03 2010

Utilizamos um sub-diretorio com os comandos SQL necessarios para alterar a
estrutura do banco da ultima versão disponibilizada para a atual ex:
SQL00-01-00.sql
SQL00-01-01.sql
SQL00-01-02.sql
SQL00-01-03.sql
SQL00-01-04.sql

No Banco de dados temos uma trabela VERSAO, que controla o historico dos SQL
executados, assim sendo, um cliente que tenha a versao do sistema 1.02 ja
tera executado os sql's SQL00-01-00.sql, SQL00-01-01.sql , SQL00-01-02.sql
Quando atualizar o sistema, o sistema fara a execução dos script's seguintes
SQL00-01-03.sql,  SQL00-01-04.sql

Qualquer alteração nova sera documentada para o proximo arquivo scritpr
SQL00-01-05.sql  que sera liberado junto com a nova versão do sistema.

Assim sendo não importa quando tempo o cliente demore para atualizar, quando
o fizer o sistema ira trazer o banco de dados para a ultima versão (ou ate
aquela que ele receber de atualização).

Precisa apenas documentar bem as mudanças que estão sendo feitas no BD.

Temos clientes que tem seus sistemas em diversas versões, pois os mesmos
atualizam quando acham conveniente (de acordo com o que é disponibilizado).

O componente usado para rodar os script pode ser qualquer um de sua
preferencia, IBO, IBX etc...