[firebase-br] Opinião ID ou código

Marco Antonio Abreu mabreu.ti em gmail.com
Qua Jan 27 17:13:48 -03 2010

Olá pessoal.

Estou modelando um novo BD e estou com uma dúvida. Eu tenho vários cadastros
com códigos que serão informados pelos usuários, tais como matrícula, cod.
de turma, cod. de disciplina etc. Nessa base terei também os lançamentos de
presenças/faltas, aulas, notas etc dos alunos, professores, turmas... A
minha dúvida é se devo utilizar esses códigos informados pelos usuários como
PK ou se devo criar um campo ID, integer, por exemplo, como PK e deixar o
campo informado apenas como atributo dos cadastros.

O primeiro caso é mais fácil de manipular os dados já que não precisarei
acessar o cadastro para buscar o ID que deverei utilizar para cada
transação. Por outro lado a utilização dos campos de código (varchar) como
como chave espalhados por várias tabelas e muitas linhas deixará o BD maior
e mais lento (isto ainda é verdade?). Ressalto que a performance é algo
muito importante neste projeto, mas tb não posso sacrificar facilidades a de
acesso a ponto de ficar difícil a utilização do BD pela aplicação, tendo de
acessar o cadastro para obter o ID da entidade a cada transação. Alguém já
passou por isso?

abs.

--
Marco Antonio Abreu