[firebase-br] UNION vs OR

Eduardo Bahiense eduardo em icontroller.com.br
Qui Jan 21 17:54:39 -03 2010

No caso dele, sim, pois não vem precedido de '%'.

Se fosse LIKE '%KEL[%]' não usaria, e isso ajuda a responder a pergunta.

Se houver a possibilidade de LIKE '%[...]', então nada vai ajudar e o OR
deverá ser a opção de escolha, pois varrerá a tabela uma única vez,
enquanto o UNION a varreria 2 vezes.
Se não houver índice nos campos NOME E APELIDO, o OR também é melhor,
pois não haverá otimização mesmo e aí é melhor varrer só uma vez.
Se houver índice em pelo menos 1 dos campos, dependendo da quantidade de
registros na tabela, pode-se perceber um ganho significativo. Se o
volume de registros for pouco, para a percepção humana, não haverá
diferença, sendo bom fazer a comparação com base em alguma ferramenta
que indique a quantidade de leituras em cada forma para não escolher a
forma errada porque, com poucos dados, para o olho humano, é tudo igual.

Eduardo