[firebase-br] Conexão remota do banco

Robson Catunda robson.catunda em gmail.com
Qui Jan 21 15:46:34 -03 2010

Caro Douglas,

Não conheço uma forma de conexão perfeitamente segura.

Os computadores em uma rede, podem sim, mudar de ip e nome, não por diversos
motivos, mas por falta de controle e segurança. Vez por outra aparece um
curioso, principalmente estudantes de cursos windows, querendo testar seus
conhecimentos nos computadores da rede, aí, desculpem a expressão, "tá feita
a merda".  Até mesmo o arquivo de hosts do firebird pode ser alterado.

Já tive cliente que fazia manutenção da rede e computadores atraves de um
técnico terceirizado. Depois que o sujeito fazia a manutenção eu tinha de ir
lá consertar td, pq ele mudava os ip´s, os nomes de computadores, apagava
mapeamentos e tirava as impressoras de rede. Depois de proibídas essas
práticas, não deu mais problemas.

Lembra do famigerado BDE?? ( CRUZ CREDO.. VAI DE RETRO...)
Pois é, nessa época eu utilizava o alias dele, sem dúvida facilitava muito a
conexão, mas vez em quando alguém desinstalava e excluía o dito cujo. Aí
babau né, lá ía eu instalar e configurar novamente.

O que vale mesmo é a segurança e controle da rede.

Abraços.