[firebase-br] Duvida com 2 bancos interligados.

Douglas Silva forum_firebird em daunebr.com
Dom Jan 17 11:29:20 -03 2010

Pessoal,

Eu tenho uma base de dados (1 banco) de 8gb. Ela embute 40 tabelas de dados mais 5 tabelas só de arquivos. Estas tabelas de arquivos contem blobs de tudo qto é tipo: pdf, xls, doc, jpg, bmp, png, gif, exe, zip, etc, enfim, qualquer tipo, sem restricao. Sao digamos arquivos relativos a documentos. Exemplo: um cliente pode ter logo ou um arquivo excel q é relacionado a ele. Um produto pode ter um desenho CAD, uma foto ou um arquivo excel com as medidas.

Tudo tem funcionado muito bem nestes 2 anos. Muito rapido, eficiente e simples pra quem usa. Mas o banco cresceu e estou tendo dificuldade para fazer os backups. Gosto de manter backups a cada 60min (24 arquivos), 24h (365 arquivos), semanal (4 arquivos), mensal (12 arquivos). Obviamente está impraticavel.

Eu estava pensando em dividir o banco em 2: dados & arquivos. Isto me deixaria 2 bancos: um banco com 100mb (dados) e ou outro com 7.9gb (files). No entanto na hora de dividir os dois, fico sem consistencia check na tabela de arquivos, uma vez que a Foreign Key tem q ser do mesmo banco. Exemplo: pra gravar um arquivo na tabela CLIENTES_FILES, o codigo do cliente (CLIENTE_ID) precisa ser checado na tabela CLIENTES.

Alguem ja passou por isto? Alguma dica?

Douglas.