[firebase-br] RES: Qual versao USAR ?

Eduardo Jedliczka edujed em gmail.com
Qui Jan 7 16:00:31 -03 2010

Deu para ter uma noção do seu cenário.

Se esta máquina for exclusiva para o banco de dados, eu sugiro usar o
Firebird Classic Server.

Bancos de 1GB ainda são pequenos e tendem a dar pouca dor de cabeça...

60 conexões (desde que não sejam relatórios kilométricos e façam um bom
controle transacional) também não representam problemas.

Apenas preste atenção ao detalhe da quantidade de memória da máquina, pois
(numa especulação) você deve ter entre 6 e 8 GB de dados em disco (divididos
pelas 15 bases) e provavelmente terá transações muito curtas o que torna
pouco eficiente manter muitas páginas em cache, por isto a sugestão é deixar
uma parte significativa da memória sem uso, assim o S.O. aproveitará a mesma
como cache de disco.

Exemplo: se cada conexão utilizar 1000 páginas de cache, e seu page size for
de 8KB serão necessários 8MB por conexão além de mais uns 15MB para o
próprio FB (cada conexão cria uma instância nova em memória) e alguma
memória para o Sort (aprox. 8 MB mas o default do banco é permitir sorts de
até 64mb em memória antes de jogá-lo para disco) ou seja cada conexão deverá
consumir pouco mais de 30 MB com picos de 95MB.

60 usuários x 30 MB => 1.8 GB de ram
60 usuários x 95 MB => 6 GB de ram (desempenho sofrível por causa do swap de
2 GB)

se vc reduzir o Sort em memória de 64MB para 16 MB terá picos de 50MB por
conexão, então

60 usuários x 50 MB => 3 gb de ram (desempenho razoável por causa da falta
de cache de disco que deveria ser de pelo menos 50% dos bancos alocados)

entendeu a lógica ?

Se a máquina for compartilhada com outros processos/aplicativos talvez valha
mais à pena usar o SuperServer (que fica preso à apenas um
núcleo/processador) com uma cache de 20 mil páginas.

15 bancos x 20k x 8 k = 2,4 GB

PS: Dá para ter duas (ou mais)  instâncias do superserver rodando na mesma
máquina (com portas diferentes) usando o CPU AFFINITY para travar cada
processo num núcleo diferente... Isto pode ser ótimo para agilizar a
performance dos bancos pequenos.

Abraço

Eduardo