[firebase-br] Charset e Collations

Elton da Motta Barbosa embarbosa em gmail.com
Ter Jan 5 10:44:54 -03 2010

  Eu sei que o charset UTF8 tem o collate UTF-8 que é case
insensitive, e até onde eu sei, não é accent insensitive. Mas não sei
de outros. Contudo, acho que ele só funciona do FB2.1.

  Você pode ter uma visão geral de outros aqui
http://www.destructor.de/firebird/charsets.htm

  Mas o que você pretende obter com isso? Se for apenas para usálo por
exemplo em uma tabela, você pode criar um índice calculado com a
expressão UPPER. Exemplo abaixo:

CREATE INDEX nomedoindice ON tabela COMPUTED BY (UPPER(campo1))

  Daí quando for fazer a pesquisa é só fazer:

Select campo1,campo2.... from tabela where UPPER(campo1) =
UPPER('texto a ser procurado')