[firebase-br] Preciso de uma opinião (foto no banco de

Douglas Silva forum_firebird em daunebr.com
Sáb Fev 6 10:11:45 -03 2010

Parece q isto está levando mais tempo do que deveria...

Sistema de arquivo foi feito pra arquivo. Banco de dados foi feito pra dados. Monitor era CRT, teclado era leitor de cartao perfurado e MS-DOS foi feito pro PC-XT. Tres decadas mais tarde...no Firebird (cujo interbase foi feito só pros cliente da Borland...) no 1.0 em diante:

Os campos blobs foram feitos pra armazenar qualquer coisa que seja armazenavel: texto, binario, musica, exe, xls, imagem, doc, etc.

Varios citaram aqui os pontos positivos: rapidez (sim é mais rapido), segurança contra virus, exclusao indesejada, acesso indesejado externo ou mesmo interno, possibilidade de acesso remoto.

Como citei antes o pontos negativo: o banco fica grande, mas se vc quiser fazer backup, vao ficar menores do que se fossem arquivos separados.

Se for imagem, pdf ou audio, vc pode tratar direto no seu programa/aplicacao (front-end). Se nao, simplesmente use a WIN32 API sem dor:

ShellExecute(Application->Handle, "open", (LPCTSTR)_file.t_str(), NULL, NULL, SW_SHOWDEFAULT); // Se for Delphi ou C++Builder

A linha acima, que é do C++Builder, simplesmente transfere pro windows a execucao do arquivo em questao. Se for um xls, abre o excel. Se for o doc, abre o Word. Se for pdf, abre o adobe, etc.

I love this forum.