[firebase-br] Como melhorar a Lentidão no acesso remoto

Luciano franca luapfirebird em yahoo.com.br
Dom Abr 4 10:48:23 -03 2010

Pessoal sobre o acesso do Firebird via rede lerda realmente o protocolo de comunicação deveria ser melhorado mais em versões futuras, acredito que os desenvolveres do Firebird deveriam dar mais atenção para esse Requisito.

  Mais mesmo que o protocolo de comunicação seja melhorado, usando uma rede com uma ADSL que infelismente a maioria aqui no Brasil é de um Upload que não costuma passar de 500 K a 1000 K assim você não terá um bom desempenho a melhor forma de se revolver isso é criar outra solução.

  Eu usei o RemObjects como camada de comunicação e com isso meus clientes conseguem acessar meu sistema com uma ADSL de até 256 K de Upload que o sistema vai trabalhar tranquilo.

  Veja eu não criei o sistema completamente em 3 Camadas pois isso dá muito trabalho de se implementar quando já se tem um sistema completo no modo tradicional,  o que fiz foi apenas criar um servidor de Applicação com o RemObjects de forma automatica, e toda a programação fica no Cliente que manda os Select, Insert, Delete e Update para o server que as processa no banco de Dados para isso basta ativar a propriedade "poAllowCommandText" no provider e no RemObjects coloque ele para Compactar os dados, com isso a performace do acesso aos dados fica muito boa.

  Para você ter uma Ideia uma tabela com 7000 Registros com 85 campos  (Tabela de Cadastro de clientes)
  Com o RemObjects demora 6 segundos para abrir numa rede usando uma ADSL com 256 K de Upload.