[firebase-br] Polemica construtiva

Fábio Marques fmarques em nautilus.com.br
Sex Maio 15 10:38:23 -03 2009

        Olá Renato,

    Na minha opinião, faça uso sempre que possível de SP's, views, e
todos os recursos que o sgbd lhe proporcionar. Quanto ao aplicativo
cliente, isole o componente de acesso ao banco de dados.

    Acredito que desta forma, você tende a ganhar em performance, menor
tráfego na rede, pode possuir estações clientes mais "magras", maior
segurança e por ai vai...

    O sgbd mudou, por algum motivo alheio as nossas vontades, recreie o
banco (adaptando às características do novo sgbd) e mude (ou reescreva
completamente, nos piores casos) o módulo de acesso ao banco
(normalmente uma única classe nos meus aplicativos).

    Vamos aguardar mais opiniões!

Abraços,

--
F. Marques
Systems Analyst/IT Consultant

"The box said: Requires MS Windows or better, so I instaled Linux"