[firebase-br] Migração de bancos

Edson Marco edmafer em gmail.com
Ter Maio 5 09:05:18 -03 2009

Pessoal é uma migração de bancos 1.5 para 2.1 (ou mesmo 2.0). Sei que esta
pergunta já foi feita diversas vezes aqui. Mas minha situação é um pouco
diferente (eu mesmo não tinha visto nada parecido).

Na empresa que eu trabalho, há um sistema (feito em delphi para titulo de
curiosidade) que roda com o firebird 1.5.2.4731, e com collate br.

O desenvolvedor que criou o sistema fez uma alterações nas tabelas de
sistema para que seja possível utilizar nomes de campos (tabelas, procedures
e views) acentuados.

DEFAULT CHARACTER SET ISO8859_1;

CREATE DOMAIN CAMPOTABELA AS CHAR(31) CHARACTER SET NONE;

update RDB$RELATION_FIELDS set
RDB$FIELD_SOURCE = 'CAMPOTABELA'
where (RDB$FIELD_NAME = 'RDB$FIELD_NAME') and
(RDB$RELATION_NAME = 'RDB$RELATION_FIELDS')
;

update RDB$RELATION_FIELDS set
RDB$FIELD_SOURCE = 'CAMPOTABELA'
where (RDB$FIELD_NAME = 'RDB$RELATION_NAME') and
(RDB$RELATION_NAME = 'RDB$RELATION_FIELDS')
;

update RDB$RELATION_FIELDS set
RDB$FIELD_SOURCE = 'CAMPOTABELA'
where (RDB$FIELD_NAME = 'RDB$FIELD_SOURCE') and
(RDB$RELATION_NAME = 'RDB$RELATION_FIELDS')
;

update RDB$RELATION_FIELDS set
RDB$FIELD_SOURCE = 'CAMPOTABELA'
where (RDB$FIELD_NAME = 'RDB$QUERY_NAME') and
(RDB$RELATION_NAME = 'RDB$RELATION_FIELDS')
;

update RDB$RELATION_FIELDS set
RDB$FIELD_SOURCE = 'CAMPOTABELA'
where (RDB$FIELD_NAME = 'RDB$BASE_FIELD') and
(RDB$RELATION_NAME = 'RDB$RELATION_FIELDS')

Tá... agora o problema é que eu não consigo migrar a base, mas o pior de
tudo é que não é possível nem fazer manutenção desta. Um Gbak/Restore é
impossível, ele sempre da erro.

Tem alguma versão especifica (da 2.0 ou 2.1) para que eu possa migrar, ou
podem indicar alguma literatura que possa me auxiliar nisto?

Obrigado.

--
/*
* Edson Marco Ferrari Junior