[firebase-br] RES: Tabelas Ocultas

Felix felix2005 em oi.com.br
Dom Jun 28 19:59:18 -03 2009

Adoraria que isso existisse :-)

Mas até onde sei, não é possível. Você poderá criar um especial usuário com
privilégios para essa tabela, etc, etc, etc -- mas se o server do Firebird
estiver rodando num micro com XP que o usuário tenha acesso as pastas, não
há segurança suficiente contra bisbilhoteiros.

Se o servidor está numa máquina isolada, em que operadores comuns não tem
acesso, aí sim você poderá fazer um controle de segurança verdadeiro baseado
nos privilégios dos usuários do Firebid.

Alternativamente, você poderia 'criptografar' a tabela com rotinas internas
no aplicativo. A tabela estaria 'visível', mas não seria possível entender o
que está registrado nela.

Fco. Felix
Desenvolvimento de Sistemas
www.soltecnologia.com.br

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em
nome de Edison - Precisa Informatica Ltda
Enviada em: domingo, 28 de junho de 2009 19:17
Para: FireBase
Assunto: [firebase-br] Tabelas Ocultas

Ola pessoal

Eu estou com a necessidade de ocultar ou pelo menos dificultar o acesso de
algumas tabelas, nesta tabela teria dados como data vencimento do contrato
entre
outras coisas, eu gostaria de criar algumas tabelas ocultas, ou que pelo
menos que o ibexpert nao mostre na secao tabelas.

existe alguma forma de nao mostrar estas tabelas ?

Atenciosamente

Edison Savaris
Desenvolvedor
edison em precisa.inf.br