[firebase-br] Problema com transações

NextCorp Informática nextcorp em terra.com.br
Qui Jun 11 21:06:28 -03 2009

Caros colegas

Estou com um problema em uma transação que está me deixando louco, isto que estou utilizando uma transação especifica para estes procedimentos.

É um form que realiza uma consulta e depois emite boletos bancários.

Quando abro o form inicio a transação explicitamente.
Abro as tabelas e faço os selects normalmente, executa algumas sp de inclusões e depois imprime o boleto.

Após imprimir, faço a pergunta básica: Confirma a transação ? Sim comita não rollback

Abro novamente a transação para que a pessoa imprima os próximos boletos se necessário.

Agora o problema:

Se mando imprimir novamente, repete o ultimo nosso numero novamente, quer dizer a sp que incrementou o ultimo nosso numero corretamente, mesmo após comitar na verdade não comita.

Dai descobri que fechando as tabelas e apos executar o commit e abrir a transação novamente e as tabelas envolvidas, ultimo nosso numero está gravado corretamente.

Ok, beleza, resolvido.

Vou testar um rollback....

Bingo, faz o rollback, mas no momento que fecho o form e neste caso fecho as minhas querys, o que acontece ?

Ele grava os registros que não deveriam ser gravados.

Não sei mais o que fazer, simplesmente, não faz como deveria ser:

Abrir a transação
Processar
Confirmar ou Não.

Delphi5 e IBO 4.8.7, Fire 2.1.2.18118