[firebase-br] Off Topic - DataSource sumindo

Escovador de Bits escovadordebits em gmail.com
Ter Jan 27 14:23:21 -03 2009

Bom dia/tarde Felipe.

Pode até nem ser esse o caso, mas verifique se tem a ver com o seu caso.

Você pode estar colocando o DataSource em um DataModule ou em outro
Form, e no Form onde tem os controles de dataware, você está utilizando
o DataSource daquele DataModule ou outro Form.

Se você abre primeiro o DataModule onde está o DataSource, e depois abre
o form contendo os controles de dataware, tudo tranquilo.

Se você abre primeiro o Form contendo os controles de dataware, e depois
abre o DataModule onde está o DataSource, ou nem chega a abrir o
DataModule, até pode aparecer o DataSource nos controles, mas se você
fizer isso mais de uma vez, pode perder essa ligação, pois quando você
abre primeiro o Form dos controles, e eles vão procurar o tal
DataSource, não vão encontrá-lo, porque ele só é criado quando você
abre/cria o DataModule, e nessa situação, perdem o endereço/referência
do DataSource.

Acontece o mesmo quando colocamos um DataSource no form dos controles, e
esse DataSource aponta para um DataSet em um módulo de dados.

Quando abrimos apenas o form, o DataSource pode perder o
endereço/referência do DataSet.

Quando eu programava para desktop de forma "tradicional", eu sempre
acrescentava um código no evento OnCreate do Form para atribuir o
DataSet correto ao DataSource, assegurando assim que, em tempo de
execução, tudo esteja ligado de forma correta, independentemente se em
tempo de desenho esses endereços tenham sido perdidos.

Espero ter ajudado mais que atrapalhado. :D