[firebase-br] Modelar procedimento para inserir dados em tabelas

Marcelo Geyer estanisgeyer em gmail.com
Seg Jan 26 17:20:29 -03 2009

Boa tarde, amigos...

Preciso trocar uma idéia de como melhorar o procedimento de inserção de
registros no banco de dados.
Tomando como exemplo, tenho 3 tabelas: NF, PRODUTOS, ENTREGA.
Todas as tabelas tem dois campos em comum: ID e NRO_NF.
Ao executar uma transação, é inserido um registro nestas três tabelas. Um
SELECT pega um número do "generator" para alimentar o ID nestas três
tabelas, e ao final, se tudo der certo, é disparado uma procedure para pegar
o próximo número da NF disponível e atualizado o campo NRO_NF nas três
tabelas, com base no ID, caso contrário é feito um rollback.
O que vocês me recomendam para sair desta rotina e descomplicar as coisas?

Abraços,

Marcelo E. Geyer