[firebase-br] Dúvidas de SQL no Firebird.

Silvio Clécio silvioprog em gmail.com
Dom Jan 18 00:18:20 -03 2009

Olá pessoal,

>Colegas.
>Tenho, por força da necessidade, desenvolvido muitas
>soluções usando bas ed e dados access. Mesmo assim,
>busco fazer com que as consultas sejam otimizadas, e
>que a maior parte do trabalho fique mesmo no servidor....
>mas agora, usando firebird, me veio a necessidade de
>fazer consultas que como fazia no access usava
>Transform, e Pivot... para totalizações... No firebird,
>como poderia fazer isso?

Emanuel, na FireBase tem muito material ensinado N funcionalidades do
Firebird (sem falar nos exemplos com Delphi+IBO e Delphi+Zeos), cara, muito
legal mesmo o material, e outra, o Carlos H. Cantu editou ótimos livros, eu
tive a oportunidade de ler um, o "Firebird Essencial" (ainda compro o II :)
), no livro você aprende da instalação até recursos que a gente nem imagina
ter num SGBD.

P.S.: Eu uso recomendo e aprovo o Firebird! :) Ainda não me apareceu uma
necessidade para usar outro SGBD.
--
[]'s, Silvio Clécio
---