[firebase-br] Perda de dados 2 dias

Welkson Renny de Medeiros welkson em gmail.com
Qua Dez 23 11:03:46 -03 2009

Uso FB Com Linux (Debian) a algum tempo (banco +- 2 GB / 150 tabelas),
tudo perfeito.

Quando vi esse tópico fiquei bem assustado... geralmente mantenho 30
dias de backup... mas do nada sumir 6 meses do movimento é para
enlouquecer qualquer um.

Só achei estranho uma coisa:

* Mover arquivo FDB com ele em uso! (quem faria um negócio desses? eu
sempre que vou mexer algo no banco, voltar backup ou algo do tipo, peço
para TODOS saírem do sistema, e ainda solicito um SHUTDOWN no Firebird
(via ibexpert mesmo).. não consigo entender quem em plena consciência
SOBRESCREVE um fdb ou move com o arquivo em uso... absurdo). Pelo que
entendi até mesmo backup feito DIRETO no arquivo fdb pode danificar o
banco (aqueles scripts que rodam um ZIP no fdb com ele em uso)... pelo
que entendo o correto é fazer um GBAK, e fazer backup do arquivo .fbk
gerado.

Me corrijam se estiver errado.

Forte abraço,

Welkson