[firebase-br] Conexão via ADOConnection

Priscila Lugon priscila em agriness.com
Qui Dez 17 14:33:41 -03 2009

Olá Pessoal,

Meu nome é Priscila, sou nova na lista, esse é o primeiro e-mail que estou
mandando, mas com certeza não será o último. J

Aqui na empresa nós utilizamos o Microsoft Access, mas devido a um aumento
considerável de bancos corrompidos, resolvemos migrar de banco. Demos uma
pesquisada nos bancos PostgreSQL , SQL Server Express e Oracle Lite, mas
chegamos a conclusão que para o que nós precisamos, o FIREBIRD seria a
melhor escolha. Inclusive o fato de ter uma lista super ativa pesou na nossa
decisão.

A conexão que utilizamos com o banco Access é via ADOConnection, pelo que eu
vi na lista e em outros fóruns, quase ninguém utiliza/recomenda a conexão
ADO para conectar com o FIREBIRD.  Então, vem a minha primeira dúvida:  Se
eu continuar com o ADO para conectar com o Firebird, quais seriam as grandes
desvantagens? Eu teria muita perda de performance? Tem gente aqui na lista
que utiliza essa forma de conexão? Alguma dica?

Porque como o sistema já está completamente pronto e em produção, daria um
trabalho danado trocar os componentes ADO por qualquer outra forma de
coneção (IBO, DbEpress, etc). Então realmente preciso colocar na balança se
vale a pena investir nessa troca de componentes.

Nos testes que eu fiz, eu não achei muita diferença de performance, apenas
ao trazer uma listagem muito grande, que o IBO por não trazer tudo de uma
vez, foi muito mais rápido. Mas consultas mais complexa não deu muita
diferença.

Informações adicionais: Delphi 6

Obrigada pela ajuda,

Priscila Lugon

Tecnologia

AGRINESS – Gestão da Informação para Suinocultura

<blocked::file:///C:\Documents%20and%20Settings\usuario\Dados%20de%20aplicat
ivos\Microsoft\Signatures\www.agriness.com> www.agriness.com |( + 55 (48)
3028-0015 | *  <mailto:priscila em agriness.com> priscila em agriness.com