[firebase-br] Importação de dados

Everton Patricio Pereira everton.patricio01 em uol.com.br
Sáb Ago 29 16:54:15 -03 2009

Olá pessoal,

Sobre a conversão de dados (de xls para fdb) obtive várias respostas dos colegas Rafael Barros, Alexandre Sousa, Evandro Siqueira, Reijanio Nunes e Daniel Dallasta e sou grato pelas mesmas, em especial ao Armando Boza, que me indicou o CSV2IB, que realmente funciona.
O problema é que ele apresenta alguns erros na importação dos dados, como por exemplo um erro na conversão da data, pois ele reconhece como string quando pega os dados do excel e não a converte.
Como trabalho com delphi tenho idéia do que acontece, pois usando esta mesma linguagem de programação, se eu fizer uma pesquisa tipo - select * from clientes where datanasc = 25/08/1972 - ocorrerá um erro de conversão de dados, pois o tipo na instrução é string.
Mas se eu fizer tipo - select * from clientes where datanasc = :datanasc - e depois colocar um parâmetro
tipo - Componente.ParamByName('datanasc').AsDate = StrToDate(25/08/1972) - então funciona perfeitamente.

No caso, a primeira solução que imaginei seria alterar o fonte do programa para iserir esta conversão
de string para date, porém, como não tenho os fontes do programa, torna-se inviável.

Outro erro recente que o programa está apresentando é para o campo "Profissão". O erro é o seguinte: Error: 'Profissão: Agricultor' is not a valid integer value.

O curioso é que o campo no banco está declarado com varchar(30), e não como integer.

Alguém já trabalhou com este programa ou sabe uma possível solução?

Agradecimentos, Everton.