[firebase-br] Firebird 1.5.x (ou qualquer outra versão) e "caracteres" chineses

Ricardo César Cardoso ricardo_engsoft em yahoo.com.br
Sex Ago 21 10:54:41 -03 2009

Bom dia colegas.

Não sei qualificar o nível da minha dúvida para a lista, mas vou expô-la e deixo ao seu encargo.

Tenho uma aplicação em produção que hoje está adaptada para 4 idiomas (Português, Inglês, Espanhol e Alemão). Controlo os idiomas deixando os textos da interface e listas/combos em tabelas na minha base de dados.

Porém recebi uma consulta para implementar o idioma chinês na aplicação.

As dúvidas são duas, uma com relação a base de dados (a mais importante) e outra com relação a interface:

1- Como farei para armazenar esses campos com o texto em caracteres chineses? Qual o impacto sobre o charset atual que uso (WIN1252)?

2- Quando rodar minha rotina que carrega os textos da base de dados para a interface, qual a preparação que devo fazer nos componentes, partindo do princípio que a aplicação está escrita no Delphi v.2005? Uma fonte com suporte a UNICODE já seria suficiente? Terei que trocar componentes visuais?

As perguntas podem parecer off para uma lista ou outra (estou postando a mensagem para as listas de Firebird e Delphi) portanto, sintam-se livres para ignorar o que acharem estar fora do escopo de uma ou outra lista

Desde já grato,
Ricardo Cardoso.

1) Evite escrever suas mensagens usando somente LETRAS MAIÚSCULAS.
2) Revise o texto de sua mensagem. Uma mensagem bem escrita é melhor compreendida.
3) Vamos ajudar o Grupo e o Yahoo! Apague o conteúdo irrelevante!