[firebase-br] RES: RES: RES: RES: Segurança

Felix felix2005 em oi.com.br
Ter Ago 18 22:24:57 -03 2009

Segurança para base de dados é um assunto muito complexo.

Por exemplo, eu gostaria de proteger a base para impedir que um usuário
tivesse chance de adulterar os registros, excluir lançamentos de contas a
receber (e embolsar o dinheiro), mudar quantidades em estoque (e levar o
produto para casa), etc - sim, eu sei que o usuário teria que 'estudar' para
abrir uma base Firebird com flamerobin ou qq outra ferramenta.

MAS: se eu bloquear a base a empresa ficaria a minha mercê! Não poderia
migrar os dados (que são propriedade da empresa) sem minha autorização ou
consentimento!

Eu poderia 'chantagear' a empresa, cobrando um 'extra' para exportar a base.

Da maneira como é hoje: o cliente é o responsável pela segurança dos
arquivos de dados. Se ele quiser 100% de segurança basta colocar um servidor
numa sala trancada ou num rack com chave.

Basta deixar claro para o cliente o que ele DEVE fazer e o que nós PODEMOS
oferecer.

Fco. Felix
Desenvolvimento de Sistemas
www.soltecnologia.com.br