[firebase-br] RES: Duvidas Sobre MS-SQL

Rodolpho da Silva nascimento em gko.com.br
Sex Ago 14 14:15:59 -03 2009

Bem, sou da seguinte opnião:

Melhor SGBD do mundo: Não existe!
Melhor SGDB que atenda o meu perfil: Esse sim exite!

Tenho ouvido muito por aí várias pessoas "evangelizando aos extremos" Oracle ou MSSQL.
Vou ser direto ao assunto: "Um SGDB é uma ferramenta qualquer e por ser uma ferramenta qualquer, o seu mal uso vai levar o seu desempenho a um desastre"

Já vi casos de migração do tipo:
- Oracle para MSSQL
- MSSQL para Oracle
- DB2 para Oracle
- Oracle para PostgreSQL
E por aí vai....Tudo isso por diziam a frase: "Este é melhor que o outro". Tudo isso devido a falta de profundo conhecimento da ferramenta utilizada.

Um banco de dados tem que atender o perfil da sua empresa/negócio e não por que ele é simplesmente "bonitinho". Por exemplo, muita gente critica o FB pelo fato de em algumas versões a senha não fica na base. Pois bem, esta semana vi uma pessoa copiar uma base MSSQL de um servidor e simplesmente colar a base em outro servidor (usuários e senhas totalmente diferentes) e funcionar normalmente! Isso mesmo, MSSQL!

Sobre o uso de SGDB pela web, não recomendo a conexão direta e sim arquiteturas voltadas a dados dinâmicos (Java, ASP, Webservices, etc..).

Segue um panorama pessoal sobre utilização de SGDB:

- Posso pagar DBA e ter uma boa infra estrutura: Oracle, MSSQL, PostgreSQL, Progress e DB2
- Não posso pagar DBA e mas quero ter uma boa infra estrutura: MSSQL e PostgreSQL
- Não posso pagar DBA e nem ter uma boa infra estrutura: Firebird, MySQL, PosgresSQL

O melhor desempenho? Isso vai depender de como vc vai utilizar o seu SGDB.

Espero ter ajudado!
Rodolpho da Silva
www.essencialcode.com.br