[firebase-br] Cálculo com trigger e procedure

everton.patricio01 everton.patricio01 em uol.com.br
Qua Ago 12 17:55:48 -03 2009

Caros amigos,

 Gostaria que tirassem uma dúvida minha: fiz uma procedure para inserção de registros em uma table "Caixa", que é executada por meio de uma trigger a cada atualização da tabela "ParcelasAPagar", caso o novo valor do campo "Fechado" seja true, o que indica que a parcela foi paga.

 Tanto a procedure quanto a trigger funcionam perfeitamente, inserindo um novo registro na tabela dita contendo o tipo (entrada/saída), a descrição, o usuário, data, hora e valor. Porém, minha tabela "Caixa" também possui um campo chamado "Saldo", onde justamente se encontra o meu problema, pois gostaria que o próprio firebird (1.5) verificasse qual o valor do campo "Saldo" do último registro, verificasse se o tipo de lançamento é entrada ou saída e atualizasse o campo saldo do novo registro inserido (atualizar, pois o geristro já foi inserido por outra procedure sem o valor saldo) de acordo com esses valores.

De imediato,     muito obrigado.