[firebase-br] Not Is Null X >= 0

Adriano Ferreira aerreira68 em gmail.com
Dom Ago 2 14:09:02 -03 2009

Então, experimenta coalesce(campo,-1) ou coalesce(campo,999999), ou seja, algum número que para seu sistema seja inválido (pois vc cita de 0 a 999), então este serão os registros que estão com este campo nulo.
_
Adriano Ferreira

----- Original Message -----

  From: Reinaldo Cesar
  To: lista em firebase.com.br
  Sent: Sunday, August 02, 2009 1:59 PM
  Subject: Re: [firebase-br] Not Is Null X >= 0

  Na verdade, no momento da criação o valor é Null (é um inteiro).
  Existe um processo de vinculo no Sistema onde o usuário associa um
  código de operação nesse valor (0, 1, 2, ... 999).

  Em determinado momento eu preciso saber o que está sem valor e o que
  está com valor (ou seja ainda não foi digitado).
  Poderia mudar de inteiro para alfa e no momento da criação atribuir um
  Status (Tipo Não Atribuido, etc), porém como ja está feito dessa forma,
  a principio eu nao gostaria de estar mudando, devido a complexidade que
  levaria isso pra frente.

  Quando eu testo os IS NULL funciona que é uma beleza, o problema é no
  Not NULL, que tambem funciona, porém segundo o IBexpert as Leituras nao
  são indexadas. (De fato demora um pouquinho).

  Como eu sei que quando ele é digitado ele recebe um valor inteiro >= 0,
  achei que poderia testar desta forma.

  Se eu usar o Coalesce() eu estarei "transformando" na busca os Nulos em
  0, porém eu quero separa-los.

  Atenciosamente.

  Reinaldo

  Reinaldo Cesar escreveu:
  > Olá amigos,
  >
  > Sabemos que o null é um estado do campo e não um valor determinado,
  > porém possuo uma consulta que checa o ultimo valor recebido.
  > Tenho um check nesse valor que não permite valor negativo, porém podem
  > haver valores nulos.
  >
  > Possuo uma determinada condição que testa se esse campo não é nulo,
  > porém ao assumir essa condição a pesquisa é feita sem indices (visto o
  > tempode demora) já com o teste de valor >= 0 (assumindo que tenha algum
  > valor mesmo que zero) a pesquisa é feita usando um plano indexado com um
> [...]
  0>