[firebase-br] Not Is Null X >= 0

Josué josue em ciberpoint.com.br
Dom Ago 2 10:46:21 -03 2009

Reinaldo,

Já tive algumas dores de cabeça com o texte  x=0; Não pelo firebird mas pelo
tipo de dado. Os tipos float, double, extended,  etc., ou seja todos que
usam ponto flutuante nem sempre o zero é ZERO!!!, pode haver alguma coisa
como 0,0000000000000000001 e seu teste não irá funcionar. Quando pude, mudei
a forma de comparação, quando não teve jeito, a solução foi transformar o
resultado em string usando a função para retornar a parte inteira, depositar
o resultado num tipo inteiro e depois comparar.
Agora no meu entendimento um valor Null é algo que não existe, nada foi
depositado alí, a partir do momento que se atribua algum dado ao campo ele
deixa de ser null, e como vc sempre substitui os valores, o campo não mais
será Null. poderá ser Zero, que é um valor, e não Null.(Se eu estiver errado
me corrijam)

Josué D. Silva
Telecomunicações Curupira Ltda
SCM - Ouroeste - SP
017 - 38431606
----- Original Message -----
From: "Reinaldo Cesar" <diasmartins em gmail.com>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Saturday, August 01, 2009 8:28 PM
Subject: [firebase-br] Not Is Null X >= 0

Olá amigos,

Sabemos que o null é um estado do campo e não um valor determinado,
porém possuo uma consulta que checa o ultimo valor recebido.
Tenho um check nesse valor que não permite valor negativo, porém podem
haver valores nulos.

Possuo uma determinada condição que testa se esse campo não é nulo,
porém ao assumir essa condição a pesquisa é feita sem indices (visto o
tempode demora) já com o teste de valor >= 0 (assumindo que tenha algum
valor mesmo que zero) a pesquisa é feita usando um plano indexado com um
retorno muito mais rápido.

Alguém tem algo a me dizer? Se isso está incorreto?

Atenciosamente

Reinaldo